O mercado varejista é responsável por movimentar cerca de 23% de todo o PIB brasileiro, sendo crucial para a economia do país. O varejo também está entre as atividades que mais geram empregos. Portanto, não é nenhum exagero afirmar que grande parte das inovações e soluções começam pelo setor. E não seria diferente com as tendências de sustentabilidade.
Diversas novidades estão chegando e revolucionando o mercado: o mundo mudou, os consumidores mudaram. Assim, para sobreviver e se sobressair, os varejistas, de qualquer porte e segmento, deverão se atualizar.
Por isso, separamos algumas tendências para você acompanhar e aplicar em sua loja.
5 tendências de sustentabilidade para o varejo
O mercado varejista é um dos mais vibrantes do país. Afinal, além da movimentação financeira estratosférica, há o contato direto com os consumidores finais — que é quem acaba ditando as regras do jogo.
E falando em regras, devido às mudanças na forma de consumo, a necessidade de ser sustentável é um caminho sem volta. E resistir a isso é perder dinheiro. Afinal, clientes e investidores estão tendendo a escolher empresas envolvidas em ações sustentáveis.
As buscas por “sustentabilidade corporativa”, por exemplo, aumentaram 145% ao longo dos últimos 5 anos. Já um estudo da IBM identificou que seis em cada dez pessoas estavam dispostas a mudar hábitos para reduzir seu impacto ambiental.
E para que sua loja não fique de fora desse movimento, veja agora as tendências de sustentabilidade para o varejo.
Economia circular
Não dá para negar: o varejo gera muito lixo – um problema que só tende a piorar se nada for feito.
E o conceito de economia circular vai ao encontro da necessidade de mudanças: ele se concentra em manter recursos em uso pelo maior tempo possível. Assim, são reduzidos o desperdício e a necessidade de novos materiais.
Nesse sentido, a economia circular pode incluir o uso de embalagens reutilizáveis, produtos reciclados ou recicláveis, além de programas de recompra de objetos.
Por exemplo, a Ikea se comprometeu a se tornar totalmente circular até 2030. Já o McDonald’s e a Starbucks aderiram à tendência e buscam expandir seus programas de copos reutilizáveis nas lojas.
Transparência na cadeia de fornecimento
Como já demonstrado, os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos sociais e ambientais das empresas em toda a cadeia de fornecimento. Como resultado, as empresas varejistas precisam se concentrar em divulgar informações sobre a origem e a produção de seus produtos.
E não é apenas a questão ambiental. As organizações precisam conhecer a fundo, também, como seus parceiros e fornecedores atuam nos âmbitos sociais e de condições de trabalho.
Assim, mudar a forma como os negócios são conduzidos por meio de uma cadeia de suprimentos ética é, na atualidade, uma das tendências essenciais de sustentabilidade.
Uso de tecnologia sustentável
A tecnologia pode ser uma grande aliada na redução do impacto ambiental do varejo.
Por exemplo, o uso de inteligência artificial pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em supermercados. Enquanto isso, a tecnologia de monitoramento pode ajudar as empresas a reduzir o consumo de energia.
Abandone o papel
Ser ambientalmente responsável não é mais uma escolha. É uma estratégia de crescimento no mercado. Então, que tal começar a olhar mais para o dia a dia da loja? Quanto papel é desperdiçado por aí?
Mais de 27 bilhões de cupons fiscais são impressos todos os anos no Brasil. Isso equivale a mais de 23 mil toneladas de papel térmico.
Para produzir esse tanto de papel, são necessárias 400 mil árvores, 35 bilhões de litros de água e 5 milhões de litros de petróleo. Nem o nosso ar escapa: são emitidas 38 mil toneladas de CO2 na atmosfera!
E como você bem sabe, a maior parte dessas notinhas vai parar diretamente no lixo. Que tal passar a oferecer esses cupons na forma digital, no celular dos clientes?
Sua loja pode economizar mais de 50% com a compra e armazenamento de papel térmico!
Aproveite e verifique aqui o quanto a sua loja pode economizar com a substituição dos cupons fiscais impressos pelos digitais.
Além disso, os clientes podem armazenar todas as notinhas em um só lugar e o meio ambiente ainda agradece.
Energias renováveis
A adoção de fontes de energia renováveis, como solar e eólica, é uma tendência crescente no varejo. Para isso, as empresas estão investindo em energia solar em telhados ou parques solares para reduzir suas emissões de carbono e custos de energia.
Essas são apenas algumas das tendências de sustentabilidade para o varejo. À medida que a consciência ambiental continua a crescer entre os consumidores, irão surgir novas inovações e iniciativas para promover ações sustentáveis em todo o mercado.
Dê o primeiro passo
Cada vez mais as empresas varejistas estão desenvolvendo estratégias sustentáveis. Elas estão intensificando os esforços para reduzir seu impacto ambiental, mudar para uma tecnologia mais eficiente, garantir o bem-estar de sua equipe e conduzir os negócios com responsabilidade e transparência.
E quem se abster dessas mudanças, ficará para trás. Porém, mais importante que abraçar todas as tendências de sustentabilidade ao mesmo tempo, é adotar uma que mais atenda à realidade da sua empresa.
Parece óbvio, mas é necessário começar pelo começo. Escolha uma mudança que seja possível e a execute da melhor forma possível.
Se quiser saber mais, por exemplo, sobre como abolir os cupons fiscais impressos de seus PDVs, separamos aqui 6 razões para promover essa mudança!